Calculando

 

Encontramos muitas formas de calcular o que vamos oferecer aos nossos convidados na Internet e nem sempre conseguimos entender esses cálculos porque muitas vezes a situação sugerida não é semelhante ao evento que pretendemos organizar. 

 

Abaixo nossas orientações para que você consiga entender um pouco melhor como organizar suas planilhas. As clientes Palatino contam com essa assistência detalhada gratuitamente.

Bebidas

 

Cálculo sugestivo para 100 convidados

 

- água: 60l

- refrigerante: 500ml por pessoa

- suco: 400ml por pessoa. O consumo de suco vem aumentando devido à consciência de uma alimentação mais saudável.

- espumante: entre 30 e 40 garrafas se for demi sec. O brut  como o moscatel sai um pouco menos, 20 a 30 garrafas para o mesmo grupo

- destilados: vodca, tipo mesa de destilados, 03 garrafas se tiver outros tipos de bebidas

- cerveja long neck - 05 unidades por pessoa

- chopp - 80l. O cálculo padrão é de 1000ml por convidado. Considerar o horário do evento e os hábitos dos convidados. Existem ocasiões em que o consumo de chopp\cerveja triplica, por exemplo evento pela manhã, em época de carnaval ou são joão

- uísque: 12 garrafas.

- complementos serviço uísque:

1) acrescentar, quase que obrigatoriamente, 25 litros de água de coco. Dessa forma você aumenta a quantidade da bebida uísque volante no evento, transformando as 12 garrafas em 20 garrafas. Lembrar que alguns convidados pedirão água de coco independente do uísque, principalmente as pessoas de mais idade e crianças.

 

2) água com gás: analisar o grupo de convidados e só oferecer se tiverem o hábito de consumir: 5l

 

3) energético: analisar o grupo de convidados e só oferecer se tiverem o hábito de consumir: 5l

 

4) licor:  01 garrafa. O PREDILETO e mais consumido: Amarula. Existem muitas opções  e depende do gosto pessoal dos noivos. Algumas pessoas servem também digestivos como o vinho do Porto. Entretanto, só acrescente se o público tiver esse hábito.

 

Esses números variam de acordo com o perfil dos convidados: quantidade de homens x mulheres e crianças, hábitos de beberagem: moderado, pouco e bastante, hábitos culturais e religiosos, perfil do público: animado ou mais discreto, inclusão do serviço de barman, entre outros.

 

Noivas Palatino contam com essas orientações mais detalhadas, de acordo com o formato do evento.

Bolo

 

Antigamente se calculava 100g por pessoa ou seja, 10kg de bolo para um grupo de 100 convidados; mas, atualmente, com a quantidade de doces e lembrancinhas comestíveis oferecidos em uma festa, se diminuiu a orientação de consumo desse item.

 

O cálculo abaixo levou em consideração o fato de sermos o único estado brasileiro que tem a tradição de bolo de noiva de ameixa e frutas cristalizadas, o fato de que nas veias dos pernambucanos corre açúcar e de que é melhor sobrar que faltar, dado que a conta acertada seria de 40g a 50g por pessoa de verdadeiro consumo... mas, as tias sempre querem levar um pedacinho e  temos a cultura de que os noivos devem comer do bolo de casamento nas bodas de 1 ano:

1) bolo para até 150 convidados = 13kg por ser uma festa pequena, se diminuir muito, o bolo ficará bem pequeno e corre o risco de faltar!!!!

2) bolo entre 150 e 200 convidados = 15 a 18kg de bolo

3) bolo entre 250 e 300 convidados = 25kg de bolo

4) bolo a a partir de 300 convidados = 25kg de bolo, sempre acrescentado 1 kg para cada 10 convidados

 

 

Vale observar:

1) o modelo do bolo e o tamanho do salão de recepção para que o bolo não "desapareça" no ambiente. Nesses casos, sugerimos a inclusão de andares falsos e de bandejas altas para dar mais impacto à figura do bolo.

2) permita que o buffet sirva o bolo após 2h de iniciada a festa. Nós, pernambucanos, temos como lema que primeiro a noiva,  depois o bolo como sujeitos maiores de um casamento.

3) invista num profissional experiente que utilize ingredientes de qualidade. Acredite, existem bolos mal confeitados, com a massa crua, o açúcar feito cimento e secos.

4) Muitas noivas optam pelo naked cake - ou bolo pelado, sem cobertura - ou o bolo de rolo... mas, tradição é tradição e a nossa é o bolo de ameixa.

5) Atualmente, flores voltaram com tudo para complementar o bolo e os topos de casais sairam um pouco do cenário, mas tudo depende do gosto pessoal dos noivos.

6) contrate o transporte do bolo com o profissional que o produziu. Assim, caso haja algum imprevisto, ele conseguirá corrigi-lo a tempo.